Tendências tecnológicas na agricultura

Os avanços tecnológicos nas últimas décadas criaram uma nova era para a agricultura. Esses avanços transformaram essa indústria e a ajudaram a ter cada vez mais precisão, adaptação e melhor qualidade dos alimentos. Com o advento da Revolução Industrial e o surgimento do trator no século XX, a agricultura sofreu uma mudança drástica, pois passou da colheita manual de grãos para o uso de máquinas que facilitavam o trabalho no campo.

Screen Shot 2021-02-22 at 1.00.15 PM

Atualmente, vivemos uma era de avanços tecnológicos essenciais cuja principal missão é aumentar a produção e a qualidade dos alimentos para uma população mundial que cresce a cada dia. Esta missão envolve vários desafios cada vez mais difíceis de gerir, como as alterações climáticas, as pandemias globais, as relações comerciais, entre outros desafios. 

Classificação dos Avanços Tecnológicos na Agricultura

os alimentos. Os avanços na tecnologia agrícola podem ser classificados em três grandes setores: engenharia e robótica, telecomunicações, big data e biotecnologia.

 

Um dos aspectos mais notórios do progresso agrotecnológico é a evolução das ferramentas motoras. Graças aos tratores modernos, a otimização das colheitadeiras, o aprimoramento de ligas mais leves e resistentes ajudaram o agricultor a realizar suas tarefas com mais rapidez e eficiência. 

Outro avanço em robótica e engenharia que tem sido de grande ajuda nos últimos anos na agricultura foi a criação e implementação de drones. Esses dispositivos consistem em um pequeno veículo aéreo controlado remotamente que pode ter incorporados diferentes mecanismos especializados, como câmeras ou sistemas de irrigação.

El uso de drones ha permitido obtener un mejor control en las plantaciones, ya que estos tienen la capacidad de identificar las necesidades de los cultivos, realizar mediciones más precisas, conocer y estimar el rendimiento de las plantaciones, detectar plagas, optimizar el uso de fertilizantes , entre outras. No entanto, os drones não seriam nada sem avanços na conectividade, telecomunicações e big data, pois permitem coletar grandes volumes de informações sobre parâmetros e instruções para que possam ser analisadas em tempo real. 

A mais recente tecnologia em conectividade é a tecnologia 5G, formando uma conexão mais confiável em todos os lugares. A geolocalização e a tecnologia GPS são essenciais na agricultura, pois ajudam a controlar a precisão e a posição de robôs e máquinas. Estes também coletam informações necessárias para a automação dos processos agrícolas.

Em relação aos avanços tecnológicos que se referem ao gerenciamento de big data, hoje, existem software especializado que em combinação com outras tecnologias potencializam o processo de produção e exportação de culturas. Ao incorporar softwares de gestão de produção e controle de exportação, são muitos os benefícios que agricultores e empresas agrícolas, fazendas, produtores ou cooperativas podem obter desses sistemas especializados. Entre alguns deles podemos encontrar: 

  • Gestão de recepção de matéria-prima para processamento.
  • Gestão de ciclos de produção.
  • Plano geral de controle para o processo de produção diário.
  • Gestão de sobras de produção para beneficiamento. 
  • Gestão de rejeições de produtos.
  • gerenciamento de embalagens.
  • Controle de produto acabado e gestão de armazéns ou armazenagem.
  • Gestão de escritórios locais e internacionais.
  • Controle de rastreamento de exportação.
  • controle de roteamento entrega do produto acabado.

Finalmente, temos a biotecnologia, que não só foi um grande avanço no campo médico ou farmacêutico, mas também deu uma grande guinada na agricultura. A biotecnologia é uma das ciências mais inovadoras dos últimos tempos. Esta disciplina florescente é uma grande promessa para o futuro desta indústria e seu consumo. Alguns dos benefícios que esta nova ciência trouxe para a agricultura são: 

  • Os produtos biotecnológicos podem aumentar a produção e a qualidade das fazendas de forma econômica e eficiente.
  • As lavouras que utilizam essa tecnologia são capazes de se adaptar facilmente a todos os tipos de ambientes.
  • Aumenta a resistência das culturas a pragas e outras doenças sem a necessidade de recorrer a outros produtos poluentes e problemáticos.

DTE Online É um grande aliado do avanço da tecnologia no setor agroindustrial. Por isso, oferecemos softwares especializados como Zaphyrus Production Lines © que ajudam agricultores de todos os tamanhos a fazer parte da era digital graças à automação e digitalização de seus processos de produção. Interessado em saber mais sobre como aumentar sua produção??

¡Contate-Nos para saber como podemos ajudá-lo!

 

Bibliografia: 

Tecnología utilizada en agricultura: Descubre los últimos avances. (2020, julio 20). Recuperado de https://www.probelte.es/noticia/es/tecnologia-utilizada-en-agricultura-descubre-los-ultimos-avances/159

Pizarro, C. (2015, septiembre 02). La tecnología utilizada en la agricultura. Recuperado de https://agriculturers.com/la-tecnologia-utilizada-en-la-agricultura/